10/02/2019

Aprender japonês é fácil! Difícil é saber estudar...

Fico muito feliz toda vez que surge alguém interessado em fazer o curso de japonês online, mas antes de começarmos as aulas, sempre faço duas perguntas importantes:
Por que você quer aprender japonês?
Na resposta vou encontrar muito mais do que apenas um motivo. Vou descobrir se a pessoa terá a motivação necessária para continuar, depois de passada a empolgação inicial. Como? Ora, a palavra motivação significa exatamente isso: um motivo para a ação.
Não existe motivação certa ou errada, porque é algo muito pessoal, mas o aluno precisa saber com certeza qual é a dele, porque é aí que ele vai buscar ânimo quando estiver cansado e com vontade de desistir. 
Como você vai se organizar para estudar?
Depois de algum tempo cheguei à conclusão de que essa pergunta surpreende as pessoas, porque elas querem saber como é o método, quanto tempo vão levar para conseguir se comunicar ou quantos kanji vão aprender, mas não pensaram em como vão se organizar para estudar sozinhas.
A organização é a chave para aprender um idioma. Saber se organizar é saber estudar e esse é o único meio para alcançar bons resultados em pouco tempo. Aprender japonês requer muito esforço porque normalmente, o aluno não tem contato com a língua no seu dia a dia, muito diferente do que ocorre com o inglês.
O que é preciso fazer então?
  • Estudar todo dia um pouquinho (15 minutos já são suficientes).
  1. Dividir a lição de casa para não se sobrecarregar em um dia só e assim todo dia poder fazer uma pequena revisão.
  2. Reler o vocabulário e as estruturas gramaticais que aprendeu na aula.
  3. Buscar ferramentas que auxiliem na memorização de frases (softwares, planilhas, flashcards ou até mesmo um caderno).
  4. Criar frases é prático e funciona - é mais fácil memorizar palavras e kanji ao mesmo tempo dentro de um contexto do que de forma isolada. O ideal é usar situações, coisas, lugares e pessoas do próprio cotidiano. Acredite, pode ser bem divertido!
  5. Explorar os recursos disponíveis na internet (vídeos, sites, chats, etc.).
  • Ouvir o áudio da lição várias vezes.
  1. Prestar atenção na pronúncia e na entonação.
  2. Repetir em voz alta.
  3. Tentar “visualizar” os diálogos (quem são, onde estão, o que estão fazendo) para entendê-los, mesmo se não souber o significado de algumas palavras.
Eu sei que não é fácil fazer tudo isso, mas o trabalho vai valer a pena, porque essa organização será útil não apenas no aprendizado da língua japonesa, mas para qualquer outra coisa que a pessoa queira fazer.
O professor transmite conhecimentos, tira dúvidas, cobra e incentiva, mas seu papel principal é o de facilitar o aprendizado, mostrando os caminhos para que o aluno se torne independente e autodidata.

Tenha sempre em mente qual é a sua motivação para aprender japonês, assim você poderá vencer todos os obstáculos e atingir seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário