15/08/2014

7 erros comuns dos turistas no Japão




No restaurante


1) Esperar a comida de todos chegar ao mesmo tempo
A maioria dos restaurantes prepara os pratos rapidamente para manter o frescor dos ingredientes e uma vez prontos, são servidos imediatamente. Geralmente, isso significa que os pratos não chegarão ao mesmo tempo. Comer ou terminar a refeição antes dos outros não é falta de educação, mas deixar a comida "esperando" sim!

2) Pagar a conta à mesa
Terminada a refeição, o garçom deixa a conta sobre a mesa, mas isso não significa colocar o dinheiro sobre a conta e esperar que ele venha buscá-lo. O correto é ir até o caixa para pagar. 

3) Dar gorjetas
Com certeza, a maioria das pessoas já ouviu falar desta regra, mas para não ofender os funcionários (sim, é uma ofensa!) ou fazê-los sair atrás de você com o dinheiro nas mãos (sim, vão devolver!), é melhor seguir a regra.


Na loja


4) Supor que toda loja, estação de trem ou atração turística aceita cartões 
Por se tratar de um país desenvolvido, concluímos (erroneamente) que todos os lugares aceitam cartões, porém no dia a dia, os japoneses costumam pagar quase tudo em dinheiro, reservando o uso do cartão para compras de alto valor ou nas viagens ao Exterior. 

5) Pensar que você deve responder à saudação "Irasshaimase!" 

A experiência de entrar numa loja japonesa faz você se sentir como se estivessem gritando para você. Os funcionários são treinados para dizer em voz alta "Irasshaimase", o que significa simplesmente, "bem-vindo", mas não esperam nenhuma resposta ou cumprimento.


No trem


6) "Eu vou pegar o próximo trem, pois este está lotado."
Pura ilusão! Nos horários de pico, o mais provável é que o próximo trem virá ainda mais lotado! O impressionante é que todos esperam na fila, entram ordeiramente, ocupam todos os espaços milimétricos como peças de um quebra-cabeça e ainda contam com a ajuda do funcionário da estação para "dar um empurrãozinho" (literalmente).

7) Conversar e rir em voz alta 
No Japão é falta de educação conversar e rir em voz alta dentro de qualquer transporte público. As exceções são os adolescentes ou os assalariados que beberam além da conta, mas no geral é considerado educado ser o mais silencioso possível. É muito comum ver as pessoas cochilando, lendo ou checando algo no celular, quando estão dentro do trem. Falar ao celular, ouvir música com o volume alto e encarar os outros também são atitudes reprovadas pelos japoneses.

Tudo isso pode parecer estranho para os brasileiros, mas respeitar a cultura do país que visitamos é o primeiro passo para colecionarmos boas experiências.



2 comentários:

  1. Ah, eles usam bastante dinheiro? Por será, não é mais prático usar cartão de crédito, sensei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de hábito, pelo fato do Japão ser um país muito seguro e também porque é a mulher quem controla os gastos da família, separando o dinheiro a ser usado para cada finalidade (pagamentos, compras, diversão, poupança, etc)

      Excluir