19/07/2013

Ichigo Ichie



一期一会

一期一会の「一期」とは一生という意味、「一会」とは一度の出会いという意味で、
人と人との出会いは一度限りの大切なものといった意味で使われる言葉が一期一会です。

 

Cada encontro é único e valioso

No provérbio 一期一会, a palavra 一期 (ichigo) significa uma vida e 一会 (ichie) um encontro que só acontece uma vez.

Cada encontro que temos ao longo da nossa vida é valioso porque é único, jamais se repetirá.

Se eu encontrar um amigo hoje e voltar a reencontrá-lo na semana que vem, serão dois momentos diferentes, porque sem dúvida, um encontro não será a repetição do outro.
Não conseguimos reproduzir uma situação, um momento ou um sentimento exatamente da mesma maneira que já foi vivido.

Por isso, que tal começarmos a valorizar e desfrutar plenamente cada encontro que acontece em nossa vida, a partir de agora?

Escolhi este provérbio como primeiro assunto para o meu blog, porque ele tem um significado especial para mim.

Em uma noite de julho de 1995 fui convidada por alguns japoneses para ir ao Tanabata (Festival das Estrelas) e depois jantar em um dos deliciosos restaurantes chineses do Chukagai (Bairro Chinês), que fica na cidade de Yokohama.

Após contemplar a beleza do Tanabata e observar os rostos alegres dos japoneses, eu comentei que achava estranho eles celebrarem algo baseado em uma lenda tão triste.

Ao ouvir isso, um senhor japonês que estava no grupo me chamou e escreveu em um guardanapo a expressão ichigo ichie. Olhando-me com muita bondade, ele disse:

- Janete san, no Japão temos muitas lendas e delas extraímos lições importantes para a nossa vida. Você não acha que o encontro anual dos dois amantes era esperado com grande expectativa e alegria? Não concorda que eles se sentiam imensamente felizes naquele momento e que essa lembrança era tudo o que tinham?

- Claro que sim! respondi.

- Hoje estamos aqui comendo, bebendo, rindo e desfrutando deste momento único. Vamos levar essa boa lembrança e quando um dia você estiver no Brasil se lembrará desta noite com carinho. Sabe por que? Porque estamos felizes por estar aqui juntos. Isso é ichigo ichie, entendeu?

- ...




3 comentários: